Como funciona?

 

Assista ao vídeo educativo sobre eletricidade solar publicado pelo Instituto Ideal.

 

 

A fonte de energia mais abundante disponível entre as energias renováveis é o sol. A energia solar fotovoltaica é a tecnologia que gera energia elétrica em corrente contínua, a partir de semicondutores quando estes são iluminados por fótons, presentes na radiação solar (efeito fotovoltaico).

Os painéis fotovoltaicos geram eletricidade em corrente contínua, o inversor de frequência (aparelho que faz a interface entre os painéis fotovoltaicos e a rede elétrica) converte em corrente alternada e injeta a energia na rede elétrica. O inversor coloca a energia gerada pelos painéis na mesma frequência e tensão da rede elétrica.

Durante o dia, a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos eletroeletrônicos em funcionamento e o excedente da geração é injetada (“armazenada”) na rede de distribuição gerando créditos para o consumidor. Os créditos podem ser utilizados em até 36 meses ou em outra instalação com mesmo CPF ou CNPJ. Durante a noite, os créditos gerados durante o dia são consumidos, sendo que a energia fornecida vem da rede de distribuição. O medidor de energia bidirecional contabiliza a geração de energia e o consumo mensal.

A fatura de energia elétrica é a diferença entre o valor do consumo (energia da distribuidora) e a geração (sistema fotovoltaico).

 

redução de energia