Os inversores ou conversores estáticos são usados para conexão de sistemas fotovoltaicos com a rede elétrica e convertem a corrente contínua fornecida pelos módulos fotovoltaicos em corrente alternada.

 

Além da conversão, como papéis secundários, o inversor solar possui dispositivos internos de proteção, que garantem a segurança do sistema, e são responsáveis por armazenar dados de geração da usina, que, em muitos modelos, são acompanhados em tempo real, via wi-fi.

 

Existem alguns tipos de inversores no mercado, hoje, no Brasil, o sistema mais comum é o conectado à rede e, por isso, vamos focar neste grupo. Dentre os inversores conectados a rede, podemos classifica-los em:

 

 

 

 

Com relação ao monitoramento, para um inversor tradicional, monitora-se o sistema como um todo, enquanto, com um microinversor ou sistema com otimizadores , monitora-se cada módulo FV individualmente. A Figura abaixo apresenta uma comparação entre a forma de monitoração de um inversor string convencional e conversores estáticos.

 

Comparação do monitoramento tradicional com o individual

 

Conforme apresentado na figura , esses sistemas com monitoramento individual apresentam algumas vantagens enumeradas a seguir:

 

 

 

 

 

Desta forma, o micro inversor e o otimizador possibilitam que cada painel trabalhe com toda a sua potência, independente dos outros presentes no mesmo arranjo. Permite também o monitoramento individualizado, trazendo controle e agilidade para investigar qualquer situação sem necessidade de intervenção da equipe técnica no local. Esses enormes benefícios ao seu sistema, se traduzem em melhores retornos financeiros ao seu investimento.