Já começo falando que não são feitos para suportar pancadas e nem para sentar, apoiar ou andar em cima. Podem suportar chuva de granizo por exemplo, mas não um taco de baseball.

Normalmente são construídos da seguinte forma:

    • Moldura de alumínio;
    • Vidro Frontal;
    • EVA (plástico transparente);
    • Células silício;
    • EVA (plástico transparente);
    • Vidro Traseiro;
    • Caixa de Junção.

As células fotovoltaicas produzidas e comercializadas atualmente são embasadas em três principais tipos de tecnologias, monocristalino, policristalino e filmes finos. A maneira mais tradicional de se fabricar uma célula fotovoltaica é com fatias superfinas de silício cristalino é (C-Si), também conhecido como “silício de grau solar”. As células de silício cristalino são fatias de lingotes de silício cristalino que são depois tratadas quimicamente para que possam produzir energia elétrica com a radiação solar incidente através do efeito fotovoltaico. Essas células são conectadas em série e em paralelo formando um circuito elétrico produzindo corrente, tensão e potência. As mesmas são encapsuladas e emolduradas a fim de obter um módulo fotovoltaico.

Os módulos possuem características únicas de corrente, tensão, potência, eficiência, garantia, tolerância de potência, coeficiente de temperatura, entre outros.

Sua potência é representada em Wp e hoje temos no Brasil módulos de 330Wp até 665Wp disponíveis para venda. E com tecnologias diferentes. Full cell, Half cell, bifaciais…

Importante mencionar que existem sim módulos com qualidades diferentes e que apesar dos módulos no Brasil terem exigência do selo do Inmetro, isso somente não atesta sua qualidade, uma vez que os testes do Inmetro se resumem somente a um flash test e o certificado não contempla padrões internacionais estabelecidos pela IEC61215, ou seja, existem 17 testes adicionais que deveriam ser feitos para se ter certeza da qualidade do mesmo.

Importante na verdade é comprar equipamentos sem tanto foco no preço. Confiar no importador/distribuidor e revenda. Até porque podem existir módulos com etiquetagem falsa ou equivocada.

Outro fator importante para qualidade dos módulos é o processo de fabricação automatizado e a qualidade do silício. Portanto, não inventa, os maiores fabricantes com certeza terão acesso a produtos de melhor qualidade. A fórmula pode ser a mesma para todos, mas o resultado final com certeza não é.